Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPGAS divulga: Perspectivas Feministas na Amazônia Indígena
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PPGAS divulga: Perspectivas Feministas na Amazônia Indígena

  • Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 13h51

Perspectivas feministas na Amazônia Indígena

15 e 16 de Junho de 2021

Workshop Internacional Online, Centro de Estudos Ameríndios (CESTA-USP)

organizado por:

Aline Regitano (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Chloe Nahum-Claudel (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e

Marta Amoroso (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

(...) No espírito de diálogo crítico, abertura e experimentação, convidamos pesquisadoras e pesquisadores de qualquer estágio da carreira acadêmica, ou pessoas que trabalham com povos amazônicos em capacidades não acadêmicas, para refletir sobre gênero e a escola feminista na Amazônia Indígena; seu passado, seu presente e futuro. Inspire-se com esta chamada, mas não se limite a ela.
Queremos que este workshop virtual de dois dias seja o início de algo: um evento criativo e de apoio para etnógrafas feministas e pesquisadoras de gênero que trabalham com comunidades indígenas amazônicas para compartilhar suas ambições, frustrações e esforços analíticos enquanto lutam com a história da antropologia amazônica e os desafios voltados aos grupos amazônicos hoje.

Sobre o evento:

O evento acontecerá de modo online nos dias 15 e 16 de Junho de 2021.

Artigos curtos (3.000 palavras) serão pré-circulados em 1 de junho. O que pode assumir a forma de análises etnográficas; formulação de questões e problemas encontrados durante a pesquisa; leituras feministas críticas de obras existentes na antropologia amazônica; ou qualquer outra coisa que esta chamada inspire. A ideia norteadora é que estamos reunindo e trabalhando coletivamente através de críticas, problemas e perplexidades, tanto quanto apresentamos e avaliamos abordagens e teorias existentes. Cada conjunto de artigos será comentado por uma debatedora (entre o grupo), que extrairá problemáticas compartilhadas do conjunto de artigos, levando a uma discussão aberta. As participantes devem se sentir à vontade para escrever seus artigos em inglês, português, francês ou espanhol. São convidadas a intervir em qualquer uma destas línguas, mas preferencialmente em inglês e português. Nossa ambição é de que este evento nos levará a:

- uma rede de pesquisadoras e pesquisadores feministas e de gênero trabalhando na Amazônia Indígena.
- uma edição especial da revista Cadernos de Campo que mapeia os terrenos de pesquisadoras existentes e futuras.
- uma bibliografia elaborada coletivamente de trabalhos de análise feminista da Amazônia.

Por favor, envie seu resumo de 150 palavras para Aline Regitano e Chloe Nahum-Claudel até 16 de abril de 2021. Se recebermos mais resumos do que podemos acomodar, uma decisão baseada no ajuste entre os artigos será tomada até 30 de abril.

Acesse aqui o material completo sobre o evento: Perspectivas Feministas na Amazônia Indígena

registrado em:
Fim do conteúdo da página