Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matrícula
Início do conteúdo da página

Matrícula

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 12h45 | Última atualização em Sábado, 06 de Março de 2021, 17h18 | Acessos: 1366

Horário das Disciplinas

Semestre 2021/01

Código Disciplina Docente(s) responsável(eis) Dia e horário
PGANS503

Teoria Antropológica I

(4 créditos - 60h)

Dr. Carlos Machado Dias Junior 

Prof. Colaborador: Dr. Mario Rique Fernandes

Quinta-feira 15:00
 PGANS501

Pratica de Pesquisa 

(4 créditos - 60h)

Dr. José Exequiel Basini Rodriguez Quarta-feira 15:00 
PGANS559

O "método etnográfico" e a "desordem produtiva" na pesquisa antropológica: os imponderáveis da vida em Pandemia 

(4 créditos - 60h)

Dra. Maria Helena Ortolan
Profa. Colaboradora: Dra. Ana Carla Bruno

Terça-feira 14:00
 PGANS560

História, Política Indígena e Indigenismo

 (4 créditos - 60h)

Dr. Raimundo Nonato Pereira da Silva Sexta-feira 8:00 
  PGANS561

Vida, politica e pandemia: reflexões antropológicas 

(1 crédito - 15h)

Dr. Thiago Mota Cardoso
Profa. Colaboradora: Dra. Luiza Dias Flores

Segunda-feira 14:00 - 16:00
PGANS562

Antropologia da cultura e da etnicidade. Diálogos com o meio ambiente

(2 créditos - 30h)

Dra. Priscila Faulhaber

Profa. Colaboradora: Dra. Deusana Machado

Segunda-feira 16:00

Sujeito a mudanças

* Disciplinas obrigatórias dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGAS. Alunos especiais não podem cursar essa disciplina. Casos excepcionais devem ser tratados com a coordenação e secretaria do PPGAS.

 

Início do Semestre Letivo no PPGAS: 22/03/2021

 

OBRIGATÓRIAS

 

Teoria Antropológica I

Ementa: O curso tem como objetivo discutir obras que se tornaram referências para a constituição da história da Antropologia entre meados do século XIX e o início da década de 1970. A retomada desta literatura inscreve-se na tentativa de reconstituir a formação de temas fundantes do pensamento antropológico, tomados como pontos de partida para uma reflexão a respeito da relação constitutiva da disciplina com outros saberes. A seleção bibliográfica buscará contemplar as principais produções do campo de reflexão do período em questão.

 

Prática de Pesquisa

Ementa: Reflexão crítica sobre o trabalho de campo. Diferentes abordagens metodológicas de pesquisa e da produção etnográfica. Escolhas dirigidas na investigação antropológica: construção e problematização do objeto, situações etnográficas do trabalho de campo e produção de conhecimentos. Dinâmicas da relação entre pesquisador e pesquisado.

 

OPTATIVAS

 

O "método etnográfico" e a "desordem produtiva" na pesquisa antropológica: os imponderáveis da vida em Pandemia.

Ementa: Conhecer os efeitos da Pandemia de COVID 19 sobre as pesquisas antropológicas dos discentes do PPGAS/IFCHS/UFAM. Refletir, teórica e metodologicamente, sobre estes efeitos como "desordem produtiva" e não como experiências anômalas do trabalho antropológico. Discutir possibilidades da pesquisa etnográfica diante dos imponderáveis da vida em Pandemia, a partir de leituras de trabalhos etnográficos em situações históricas específicas. Compreender o "lugar" do antropólogo em campo (compromisso acadêmico, engajamento e ética) quando as condições sociopolíticas são desrespeitosas à vida dos interlocutores da pesquisa, como é o caso da Pandemia.

 

História, Política Indígena e Indigenismo

Ementa: História indígena e do indigenismo: protagonismo político indígena nas diversas trajetórias e situações históricas das relações interétnicas no Brasil. Relações de poder e estratégias de participação indígena na sociedade e no governo brasileiros. Desdobramentos históricos do movimento indígena no Brasil e ações indigenistas. Formas de participação indígena. Rede de relações inter-grupais e interétnicas. Legislação indigenista e direito dos povos indígenas no Brasil e nos demais Estados-Nação.

 

Vida, politica e pandemia: reflexões antropológicas

Ementa: Reflexão, a luz da antropologia da vida, a cerca da irrupção ecológica e política da pandemia da COVID-19 e seus efeitos; Cosmopolítica viral, ambiente, corpos multiespécie e praticas de cuidado; Impactos da pandemia e perspectivas e estratégias dos povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia; Prática antropológica na pandemia.

 

Antropologia da cultura e da etnicidade. Diálogos com o meio ambiente

Ementa: Neste curso, pretende-se fornecer fundamentos teóricos para a análise antropológica na cultura em áreas indígenas, rurais e urbanas, considerando a perspectiva ambiental. Consideram-se os deslocamentos das definições. Inicialmente a antropologia estava vinculada à história natural e ao evolucionismo. Destacavam-se nesta abordagem, os limites dos reducionismos biológicos e climáticos. Mencionando seu desconforto com tais pressupostos, Franz Boas e seus seguidores advogaram a autonomização do campo cultural face às ciências da natureza. A definição de “superorgânico” por Alfred Kroeber tomava a cultura em suas determinações sociais, enquanto linguagem, no terreno do simbólico. As críticas ao culturalismo vieram a desembocar na concepção por Fredrik Barth de que os aspectos culturais são consequência da dinâmica social dos grupos éticos, o que levou Roberto Cardoso de Oliveira a desenvolver na teoria do contato interétnico, discussões sobre o caráter relacional da identidade. Rompendo com a abordagem essencialista, tomava-se com base no exame processos conflitivos relacionados à construção, exercício ou emergência de identidades.  A crítica cultural provocou uma nova virada, evidenciando que a cultura não é mera consequência das relações sociais, mas sim objeto de análise dos mecanismos de dominação, articulando seus aspectos econômicos e simbólicos. Volta-se à relevância dos estudos etnográficos, considerando o enfoque da etnicidade como alternativa às abordagens da “perda da cultura” uma vez que se trata de considerar processos e dinâmicas culturais como enraizados historicamente. Esses pontos serão abordados num diálogo com o meio ambiente e questões ambientais.

 

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS - ALUNO(A) REGULAR (PPGAS e outros PPGs da UFAM)

 

Período: 



Procedimento de matrícula para alunos(as) regulares:

1 - Acessar a plataforma e-campus (portal da UFAM) com dados pessoais. Inserir número de CPF e senha;

2 - No módulo Aluno(a) acessar o menu "Matrícula". Selecione as disciplinas desejadas e efetue a solicitação;

3 - Alunos regulares de outros PPGs, após solicitarem matrícula no portal e-Campus devem entrar em contato  com a secretaria do PPGAS pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

 

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS - ALUNO(A) ESPECIAL (não haverá matrícula para alunos especiais no semestre 2021/01)

 

INFORME

A coordenação do PPGAS/UFAM, no uso das atribuições que cabe, informa:

Diante da situação agravante da pandemia no Estado do Amazonas, e no Brasil, não serão oferecidas vagas para alunos especiais neste semestre. Apenas alunos ouvintes poderão participar das disciplinas, interessados devem entrar em contato direto (por e-mail) com os(as) professores(as) responsáveis pela disciplina.

Esperamos contar com a colaboração de todos(as) e esperamos que no próximo semestre possamos retomar as atividades com um pouco mais de normalidades.

Sem mais, a coordenação do PPGAS/UFAM fica à disposição para eventuais esclarecimentos.


Cordialmente.


Procedimentos de matrícula para Alunos Especiais (Portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC):

1 - Fazer download do formulário Matrícula Aluno Especial;

2 - Preencher um formulário para cada disciplina optativa em que deseja solicitar matrícula;

3 - Anexar cópias do diploma de graduação e RG, CNH ou outro documento de identificação com foto, para cada pedido de matrícula;

4 - Efetuar o pagamento do valor de R$ 50,00 (cinqüenta Reais) por disciplina, na Secretaria do PPGAS;

5 - Entregar o formulário, pessoalmente, na Secretaria do PPGAS (Campus Universitário/UFAM, Setor Norte, IFCHS - Pavilhão Eulálio Chaves. 1º Andar. Altos da Diretoria do IFCHS).

  

HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA MATRÍCULA

 

De Segunda à Sexta.

De  9:00 às 13:00h.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página