Projetos de Pesquisa (vigentes) do corpo docente do PPGAS – 2017

 

Docente Título do Projeto Período

Status

Observação

Alfredo Wagner B. de Almeida

Mapeamento social de Povos e comunidades tradicionais na Pan-Amazonia: uma rede social em consolidação Vigente Coordenador Financiamento: Ford Fundation
Cartografia da Cartografia Social: uma síntese das experiências Vigente Coordenador Financiamento: Ford Fundation
Projeto Cartografia Social e capacitação técnica de Universitários  e Movimentos Sociais no Quênia e no Brasil Vigente Coordenador Financiamento: Ford Fundation
Ana Carla dos Santos Bruno Histórias, Línguas e Culturas Indígenas do Estado do Amazonas 2016-2018 Coordenador Financiamento MCTic INPA

Carlos Machado Dias Junior

O conhecimento produzido e a produção de conhecimentos antropológicos no Alto Rio Negro: leituras e produções indígenas 2017-2019 Coordenador Financiamento INCT Brasil Plural (IBP)
Estéticas da Produção dos Conhecimentos e Circuitos de Troca no Interflúvio Purus-Madeira e no Alto Rio Negro 2017-2020 Pesquisador Cooperação Cesta/Usp e Neai/UFAM
Deise Lucy Oliveira Montardo Arte e sociabilidades na Amazônia 2012 em diante Coordenadora Financiamento INCT Brasil Plural (IBP)

Fátima Weiss de Jesus

-- -- -- --

Frantomé Bezerra Pacheco

       

Gilton Mendes dos Santos

Estéticas da Produção dos Conhecimentos e Circuitos de Troca no Interflúvio Purus-Madeira e no Alto Rio Negro 2017-2020 Coordenador Cooperação Cesta/Usp e Neai/UFAM
Plantas, Paisagens e Parentelas no Baixo Interflúvio Madeira-Purus 2017-2019 Coordenador Financiamento INCT Brasil Plural (IBP)
O conhecimento produzido e a produção de conhecimentos antropológicos no Alto Rio Negro: leituras e produções indígenas 2017-2019 Pesquisador Financiamento INCT Brasil Plural (IBP)

João Pacheco de Oliveira Filho

       

José Exequiel Basini Rodrigues

Epistemologias socioespaciais: Estudos comparados sobre mobilidades e usos socioespaciais em América Latina e Europa 2011-2018 Coordenador Cooperação Internacional CAPES.  e  FAPEAM
Alteridades mitopráticas. Um estudo das relações jesuítico-guarani no Arquivo Geral das índias de Sevilha, Espanha 2011-2018 Coordenador Realização RESE (Rede Internacional de Estudos Socioespaciais e. LEPAPIS/UFAM.
Etnografias da intervenção: uma reflexão sobre a qualidade da intervenção nas práticas de pesquisa antropológicas 2011-2018 Coordenador Realização RESE (Rede Internacional de Estudos Socioespaciais e LEPAPIS/UFAM.

Márcia Regina C. F. Rufino

       

Maria Helena Ortolan Matos

       

Priscila Faulhaber Barbosa

A Fronteira na História da Antropologia

CNPq (2014-2018)

Coordenadora

Projeto registrado no MAST

Crítica Cultural, Etnicidade e estratégias Socioambientais naAmazônia

Até 2018

Coordenadora

Projeto CNPq

Raimundo Nonato P. da Silva        

Raquel Wiggers

INCT – Sub-rede Divulgação Científica da Rede Clima 2017 - 2022 Pesquisadora INCT coordenado por Susana Dias e Carolina Cantarino – Unicamp
Famílias e moralidades: modelos de organização familiar e de gênero na Amazônia

2017 - 2020

Coordenadora

Projeto desenvolvido no Azulilás com participação de alunos de mestrado e graduação, bem como professores do DAN. (financiamento de bolsa IC Cnpq)
Povos Tradicionais e Cultivo de Alimentos

2014 - 2020

Coordenadora

Projeto desenvolvido no Núcleo Ajuri com participação de pesquisadores da UFSC.
Sergio Ivan Gil Braga        

Sidney Antônio da Silva

Haitianos em Manaus: desafios à inserção sociocultural

2016-2018

Coordenador/pesq

Projetos vinculados ao Instituto Brasil Plural- IBP

Venezuelanos no Amazonas: faces de uma migração forçada 2017-2019 Coordenador/pesq
Maria Luiza Garnelo Pereira        
Myrtle Pearl Shock        

Thereza Cristina C. Menezes

Mercado de terras e desterritorialização: novas dinâmicas de expropriação de recursos comunais na Amazônia (Processo: 444358/2015-3) 2016-2019 Coordenadora CNPq/ MCTI Nº 25/2015
O Cenário Atual da Regularização Fundiária e Processos de Desmatamento na Amazônia 2017 Coordenadora Projeto apoiado pela CLUA (Climate and Land Use Alliance)