PPGAS | (92)991815480 |

PPGAS - IMANI

 

A partir do Convênio firmado entre a UFAM e a Universidad Nacional de Colombia (UNAL) – Sede Amazônia no ano de 2015, o PPGAS/UFAM, juntamente com o Instituto IMANI/UNAL, realizaram ao longo deste ano de 2017 algumas ações (visitas de professores para reuniões, palestras, participação em cursos e bancas) com o objetivo de elaborar um Plano de Atividades a iniciar no primeiro semestre de 2018. Este Plano começa a vigorar a partir do primeiro semestre de 2018 e compreende, dentre outros, o intercâmbio de professores e alunos dos dois programas de pós-graduação e a realização de eventos acadêmicos. Ainda no âmbito desta parceria, foi acordado que a Revista Mundo Amazônico, publicada pelo Instituto IMANI até o ano de 2016, passará, a partir deste ano de 2017, a ser editada entre os dois Programas. Portanto, Mundo Amazônico é uma revista colombo-brasileira.

 

PPGAS - PUCP

 

Ainda no âmbito da nova política de articulação do PPGAS/UFAM com os programas de antropologia da Pan-amazônia, neste ano de 2017 está sendo também firmado um Acordo de Cooperação entre o PPGAS/UFAM e o Grupo de Antropologia Amazônica (GAA) da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), com o objetivo de intercambiar professores e alunos, realizar eventos e estimular a publicação e tradução de textos antropológicos entre os dois programas.

 

PPGAS - IBP

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFAM) é integrante do Instituto Brasil Plural (IBP), uma rede de pesquisadores coordenada pela profa. Dra. Jean Langdon da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apresentado ao CNPq através do Edital MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP N º 015/2008 - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, a primeira edição do IBP foi realizada entre os anos de 2009 a 2014. Nesse período, dentre outros resultados, foram publicados sete livros da Coleção Brasil Plural (mais três no prelo), a realização de dois grandes seminários temáticos, um sobre Políticas Públicas (Florianópolis, 2013) e outro sobre Saberes Plurais (Manaus, 2014), além de vários filmes documentários. Em 2014 foi apresentada uma proposta de renovação do INCT Brasil Plural (segunda edição do Projeto, referente à Chamada INCT-MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº16/2014), incluindo a região Centro-Oeste através do ingresso de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Brasília (UnB), além da inclusão de pesquisadores de outras instituições, com duração de 2017 a 2022. A proposta inclui, dentre outras atividades, o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos bolsistas, a realização de eventos, atividades de campo e publicações diversas.

 

PPGAS - PRONEX

 

O PPGAS/UFAM integra o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), iniciado em 2010 a partir do projeto FUNAI/UNESCO/Museu do Índio intitulado: Condições de Vida, Dinâmica Cultural e Trajetórias Sociais entre os Baniwa do Alto Rio Negro no (PRONEX- CNPq/Fapeam).  O programa pretende contribuir para a compreensão das relações que se estabelecem entre história, cultura, condições de vida e de saúde de populações indígenas das calhas dos Rios Negro e Solimões, mediante enfoques interdisciplinares de pesquisa e ações intersetoriais de extensão. Visa também promover a interação entre programas de pós-graduação e formação de pesquisadores sensíveis às especificidades socioculturais, históricas e demográficas amazônicas; incrementar e qualificar a produção científica sobre os povos indígenas e subsidiar políticas públicas a eles dirigidas.

PPGAS | (92)991815480 |