Notícias

Com a presença do Prof. Dr. Wolfgang Kapfhammer, do Institute of Social Cultural Anthropology, Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha.

Encontros transculturais como “amplificação de formas”: ontologias indígenas, o Estado, a alter-modernidade e o ambiente no Baixo Amazonas, Brazil

A Aula Inaugural abordará as modalidades ou formas (Eduardo Kohn) diferencias de relações humanas e não-humanas entre os Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, as quais correspondem à modos diferenciais de construir o ambiente. Essas “formas” são representadas como três processos ou campos de ação emergentes:

• Constituição interativa do ambiente no sentido de “interpenetração” (Zent) humano e não-humano como aquele realizado na magia de caça;
  • De-constituição reativa do ambiente na interação indígena com o Estado, exemplificado pelos programas sociais de governo, deixando “desaparecer” o ambiente;
  • Re-constituição ativa do ambiente, a qual implica a re-emergência de um ambiente significativo como realizado na produção agro-florestal com parceiros internacionais.

Nem uma dessas modalidades de entrelaçamento pode ser reduzida a um clash (choque) de cosmografias indígenas e ocidentais. Em vez disso, formas de uma proveniência já complexa são amplificadas (Kohn) ainda mais em encontros transculturais, os quais implicam configurações ou padrões específicos de interação ambiental.

Data: 22/03/2018

Hora: 9:00 h

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF (Mini Campus/UFAM, Setor Sul) - MAPA