PPGAS | (92)991815480 |

O exame de qualificação deve ser realizado até o final do terceiro semestre para o Mestrado e final do quinto semestre para o Doutorado, a contar do mês de ingresso do discente no curso.

A solicitação deve ser feita pelo orientador do aluno, mediante o preenchimento do formulário de Marcação de Exame de Qualificação de Mestrado ou formulário Marcação de Exame de Qualificação de Doutorado, devendo ser analisado e aprovado pela Coordenação do Programa.

A Banca Examinadora de qualificação, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, deve ser composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, portadores do título de doutor.

É proibida a participação de parentes do examinado até o terceiro grau, cônjuge ou companheiro(a). E o co-orientador do examinado não poderá compor a banca.

Para o exame de qualificação de Mestrado o discente deve apresentar o plano de dissertação e um capítulo. Para o exame de qualificação de Doutorado o discente deve apresentar o plano de tese e um capítulo, contendo no máximo 20 páginas (não incluídos bibliografia, cronograma e anexos) onde devem constar: 1) sumário; 2) caracterização clara do tema, justificativa, e hipóteses de pesquisa; 3) apresentação detalhada do quadro teórico-metodológico, indicação do material empírico que dará suporte a pesquisa e a viabilidade de acesso ao mesmo; 4) Indicar e problematizar minuciosamente as questões e a bibliografia que apoiará o desenvolvimento de cada um dos capítulos da dissertação ou tese; 5) Cronograma de atividades e bibliografia ampliada.

O discente que não for aprovado no exame de qualificação deverá, obrigatoriamente, apresentar novo texto incorporando as exigências da banca no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sob pena de afastamento do PPGAS.

Caso seja reprovado pela segunda vez o aluno será desligado do Programa.

PPGAS | (92)991815480 |