Notícias

A doutoranda Elieyd Sousa de Menezes conquistou o 1º Lugar do Prêmio Antropologia e Direitos Humanos 2018, na categoria Doutorado, com o artigo científico "Trabalho análogo à escravidão nos piaçabais em Barcelos-Amazonas: entre a 'honra' e a 'judicialização'".

O prêmio, que está em sua VIII Edição, foi anunciado na 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2018, na UnB, em Brasília.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA III SEMANA DE ANTROPOLOGIA

Cartaz semanadaantropologia

Cartazseminarionegritud

O Colegiado Negro vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) convida a comunidade acadêmica da UFAM e demais interessados a participar do evento “Quem disse que não há negr@s e quilombolas no AM não sabe o que é axé e dendê: seminário de articulações e estratégias para visibilidade negra no AM” a ser realizado no dia 23 de novembro às 8h30 no Auditório Paulo Burhein, Setor Sul (antigo Minicampus).

O objetivo do seminário é discutir acerca das ações para a visibilidade da população negra bem como seus conhecimentos, patrimônios, afirmação da identidade étnica e seus modos de viver no estado do Amazonas. Para isso, será proposto debates que integrem docentes, discentes, pesquisadores(as), representantes de associações e de religiosidades de matrizes africanas, movimentos sociais de mulheres negras, afro pesquisadores e comunidade manauara em geral.

Manaus adotou o Dia da Consciência Negra (20/11) como feriado e o Colegiado Negro-PPGAS/UFAM compreende que se trata de um momento político primordial para viabilizar ações acerca das relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo no AM, combate ao preconceito, ao racismo, discriminação racial e religiosa, no almejo da promoção da valorização da negritude por meio de políticas públicas e conquista de direitos.

Os participantes do evento terão direito ao certificado de participação na forma eletrônica (envio por email).

23/NOVEMBRO

(Manhã)

8h30 - Abertura: Prof. Dr. Gilton Mendes (Coordenador do PPGAS/UFAM)

9h - Abertura Musical: Karen Francis

9h30 - Palestra inaugural: “Vamos falar sobre negros na Amazônia” – Prof.a Dr.a Rosa Elisabeth Acevedo Marin (UFPA)

10h30 - Roda de Conversa 1: “Identidade, Direito e Gênero”

11h30 - Sorteio de brindes

12h - Feijoada com Música Afro

(Tarde)

14h - Roda de Candomblé com o Babalorixá Arlyson d’Oxum Karê e membros do Ile Aṣẹ Afará Biwá

14h30 - Palestra “Danças Dramáticas e Negrxs no Amazonas” - Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga (UFAM)

15h30 - Roda de Conversa 2: “Histórias de vida, Memórias e Narrativas”

16h30 - Sorteio de brindes

17h - Encerramento com Roda de Capoeira

Para acessar os resultados e demais informações sobre os Processos de Seleção para Doutorado (Edital 046/2018-PROPESP/UFAM), Mestrado (Edital 047/2018-PROPESP/UFAM) e Mestrado e Doutorado para Indígenas (Edital 048/2018-PROPESP/UFAM) clique aqui.

Informamos que estão abertas as matrículas nas disciplinas

- Tópicos Especiais em Antropologia II: Nietzsche e a Antropologia

- Tópicos Especiais em Antropologia IX: Questões de negritude, afro-brasileiras e afroamazônicas

Quem pode solicitar matrícula?

- Alunos Regulares do PPGAS, e outros PPGs da UFAM

- Alunos Especiais (portadores de diploma reconhecido pelo MEC) - Observar os prodecimentos para solicitar matrícula

Período de Matrículas:

Tópicos Especiais em Antropologia II: Nietzsche e a Antropologia, até  20/09/2018, de 8:00 as 12h00min.

Tópicos Especiais em Antropologia IX: Questões de negritude, afro-brasileiras e afroamazônicas, até 14/11/2018, de 8:00 as 12h00min.

Local da matrícula:

Secretaria do PPGAS/UFAM (Setor Sul, Bloco B)

Favor observar:

Período de realização das aulas

Plano de curso